Conhecendo Os Tipos de Aquecimento Para Piscina

Bomba de calor, trocador de calor ou aquecedor de piscina?

Ao procurar um sistema para aquecer piscinas, muitas pessoas passam por uma barreira: o nome do sistema. Em alguns blogs vemos trocador de calor, em sites vemos bomba de calor, nos vídeos vemos aquecedor de piscina. Mas no final das contas qual é o certo? Essa resposta é bem simples: todos estão certos!

Bomba de calor e trocador de calor é o mesmo produto. A diferença do nome se da por conta da importação desse produto e por conta dos fabricantes que colocam o nome de sua preferência. Então toda vez que ver o nome bomba de calor ou trocador de calor você já sabe que se trata da mesma coisa.

Já o aquecedor de piscina se trata de qualquer sistema que forneça aquecimento para a água da sua piscina. A bomba de calor, o trocador de calor, o coletor solar e todos os outros são aquecedores de piscina.

Agora que já sabemos como chamar o sistema de aquecimento, vamos ao que interessa!

Tipos de aquecimento de piscina

Trocador de calor / Bomba de Calor

O trocador de calor / bomba de calor tem um funcionamento parecido com o de um ar condicionado. A função dele é pegar todo o ar quente que está fora da piscina e transferir para a água causando assim o aquecimento.

Vantagem do trocador de calor / bomba de calor:

Comparado ao sistema elétrico, ele pode consumir em média 40% menos energia elétrica.

O trocador de calor / bomba de calor é um sistema completamente limpo. Isso significa que ele não emite poluentes para o meio ambiente.

Desvantagem do trocador de calor / bomba de calor:

Esse sistema de aquecimento tem um preço bem elevado em comparação aos outros. Seu preço pode chegar a 20 mil reais.

Se você mora em regiões onde a temperatura fica abaixo dos 10°C, a eficiência do equipamento pode ser prejudicada devido ao congelamento dos componentes.

Aquecimento Elétrico

Aquecedor elétrico para piscina

Esse sistema de aquecimento se assemelha a um chuveiro. Dentro dele existe uma resistência que tem a função de aquecer a água. Através de um termostato é possível regular a temperatura da água.

Vantagem do aquecimento elétrico

O aparelho responsável por esse aquecimento é compacto e não exige muito espaço. Além disso, ele também não emite poluentes para o meio ambiente.

Desvantagem do aquecimento elétrico

Por ser totalmente elétrico, ele exige muita demanda de energia para funcionar corretamente. Essa demanda pode causar um aumento significativo na conta de energia.

Aquecimento a gás

Aquecimento a gás para piscina

Esse sistema funciona da mesma forma que um sistema de aquecimento a gás caseiro. O gás produz fogo que aquece uma espécie de caldeira por onde passa a água que fica quente por conta do calor.

Vantagem do aquecimento a gás

A principal vantagem é aquecer rapidamente a água da piscina em comparação aos outros sistemas.

Desvantagem do aquecimento a gás

Exige um cômodo separado para acomodação dos equipamentos e dependendo do tipo de gás exige também o armazenamento de grande quantidade. Além disso, é necessário que os bombeiros autorizem a instalação.

 Aquecimento com coletor solar

coletor solar para aquecimento de piscina

O coletor solar funciona, obviamente, com o calor fornecido pelo sol. As placas tem pequenos canos por onde passa a água que esquenta devido ao calor retido pelo coletor.

Vantagens do coletor solar

Por ser um sistema simples, o custo acaba sendo menor em comparação aos outros. Além disso, ele não demanda energia elétrica e nem emite poluentes.

Desvantagens do coletor solar

Esse sistema tem um tempo de aquecimento muito maior em comparação aos outros. Além disso, ele está completamente dependente do sol, que pode não aparecer.

Agora que você já conhece os principais tipos de aquecimento, porque não da uma olhada em nosso site para escolhe o seu? www.equibomabas.com.br

Espero ter te ajudado e bons mergulhos aquecidos!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *