10 Dicas de segurança na piscina para sua família curtir sem preocupações!

Ao mesmo tempo em que a piscina é um local onde nos divertimos e descansamos com a família e amigos, esse local também pode oferecer riscos para os banhistas, principalmente quando são crianças. Preocupados com a diversão segura da sua família, separamos nesse post 10 dicas para que sua diversão não termine em dor de cabeça.

Está preparado? Confira logo abaixo!

Vamos para as dicas de segurança

1– Para garantir que seus filhos não corram riscos na beira da piscina, recomendamos que coque grades de proteção de no mínimo 1,20m de altura. É importante também que tranque este cercado com portões, para que a criança não tenha acesso.

2– Não correr próximo às beiradas da piscina é uma dica óbvia mas vale sempre lembrar. Mesmo o piso sendo antiderrapante, facilmente pode ocorrer algum acidente. Além disso, sempre que possível, utilize as escadas para entrar e sair.

3 – Evite brincadeiras violentas. Não faça brincadeiras de lutas ou “cavalinhos” na piscina. Uma batida da cabeça nas paredes pode levar à inconsciência e resultar em afogamentos.

4 – Mostre para a criança que nadar sozinho é perigoso e ela sempre deve estar acompanhada de um adulto. Ensine também que brincadeiras como “empurrar e fingir afogamento” não são corretas. Diga para sempre pedir quando quiser ir até a piscina e nunca ir sozinha.

5 – Cuidado quando for mergulhar de cabeça em piscina rasas, para evitar bater a cabeça e, até mesmo, evitar colisão com outras pessoas que estejam na piscina.

6– Se beber, não nade! A presença de álcool no sangue reduz os reflexos, ameaçando a sua segurança e a das pessoas que estão com você na piscina. Uma pesquisa recente aponta que a grande parte dos afogamentos envolvendo adulto estão ligados ao uso do álcool.

7 – Mantenha a piscina sempre limpa e saudável. Sempre tome uma ducha antes de entrar na piscina e nunca entre com comidas e bebidas na piscina. Além de poder respingar bebida e sujá-la com isso, os copos propiciam riscos de vidros quebrados no fundo da piscina. Evite entrar com trajes que não sejam apropriados, como calças, camisetas ou fraldas.

8 – Um grande problema que causa mortes por afogamento, principalmente em piscinas antigas, é a sucção dos ralos. A dica mais importante para este caso é o uso de tocas, principalmente para quem tem cabelo comprido, para evitar que seja sugado ou que fique preso no fundo da piscina.

9 – Outro ponto importante que deve ser analisado é a grade do ralo de fundo. Se estiver sem grade, quebrada ou mal fixada, a piscina deve ser interditada. Sem a grade de proteção o risco de afogamento fica muito grande.

10 – Atenção para utensílios quebrados. Objetos quebrados dentro da piscina podem causar cortes e machucados. Conserte imediatamente qualquer problema que possa oferecer risco aos banhistas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *